sexta-feira, 24 de julho de 2009

Xª GERES

GERES ESCLARECE : O QUE É A GRIPE INFLUENZA A H1N1
O que é Influenza A H1N1?
A Influeza A H1N1 atual surgiu em criações de porcos e reúne genes de vírus que podem atingir suínos, aves e humanos. Apesar de ser chamada inicialmente de "gripe suína", o consumo de produtos de origem suína não transmitem a doença. A transmissão, como todas as outras gripes, se dá pelo ar ou por contato direto com secreções de pacientes infectados.

Por que se chama Influenza A H1N1?

A linhagem responsável pelo surto atual surgiu em criações de porcos e reúne genes de vírus que infectam suínos, aves e humanos.

Quais são os sintomas da Influenza A H1N1?
Os sintomas incluem febre alta repentina, superior a 38°C, acompanhada de tosse e/ou dores de cabeça, musculares e nas articulações. E ter apresentado sintomas até 10 dias após sair de países que reportaram casos pela influenza A(H1N!) ou ter contato próximo, nos últimos 10 dias, com uma pessoa classificada como caso suspeito de infecção humana pelo novo subtipo de influenza A(H1N12).
OBSERVAÇÃO: contato próximo :cuidar,conviver ou ter contato direto com secreções respiratórias ou fluidos corpotais de um caso suspeito.

Há risco em comer carne suína?
Comunicado do Ministério da Saúde afirma que "o consumo de produtos de origem suína não representa risco à saúde das pessoas".

Como ocorre a transmissão?
Como em qualquer gripe, ocorre pelo ar ou por contato direto com secreções de pessoas infectadas. No início, houve transmissão de porcos doentes para humanos.

Existe tratamento?
Há remédios antivirais eficazes, mas devem ser administrados em até 48 horas depois do aparecimento dos primeiros sintomas da doença.

Como devo agir se estiver com os sintomas?
Não houve detecção da nova gripe no Brasil até o momento. Portanto, quem tiver sintomas de gripe pode tomar remédios sintomáticos e procurar um médico,

Como prevenir?
Ainda não há vacina específica para o novo vírus, mas convém tomar a vacina para gripe comum, embora os benefícios sejam incertos. Alguns antivirais também podem ser usados preventivamente por profissionais de saúde que lidem com casos suspeitos. Quem vai viajar para áreas com a doença, pode levar remédios na mala.

É recomendável ter os antivirais em casa?
Não. O uso indiscriminado do medicamento pode criar vírus resistentes. Vários países, inclusive o Brasil, têm estoques estratégicos do medicamento para serem distribuídos em caso de necessidade.

Qual a principal complicação decorrente da Influenza A H1N1?

A principal complicação é a pneumonia.

Como saber se estou com a Influenza A H1N1?
Não há casos confirmados no Brasil. Pessoas com sintomas de gripe que viajaram para países onde há a doença devem procurar o serviço de saúde da sua cidade.

Qual exame detecta a doença?

Um teste rápido confirma se a pessoa foi infectada por um vírus da gripe. Para saber se o vírus pertence à nova cepa, são necessários exames genéticos que demoram alguns dias.
Posso viajar para países com casos da doença?
Especialistas entrevistados pelo Estado afirmam que, caso seja possível, vale a pena adiar viagens para tais países.

Caso não possa adiar a viagem, quais as recomendações?

Usar máscaras cirúrgicas nos locais afetados, não compartilhar objetos
pessoais, evitar aglomerações e contato com doentes.

Orientações ao doente tossidor
Cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar.
Usar lenços de palel.
Descartar lenços após o uso.
Lavar as mãos após assoar o nariz, usar o banheiro , tossir ou espirrar.
Sentar a pelo menos 1 metro de distância de outros pacientes.
Evitar aglomerações e locais fechados.
Manter a casa arejada e permitir a entrada da luz solar.
Ingerir bastante água potável.

Telefones:
Ouvidoria 0800 -2862828
CIEVS: 31816053 (segunda a sexta horário comercial)
81 fax 31816054 (24 horas)
E-mail: cievs.pe.saude@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário