sábado, 29 de agosto de 2009

Escola do Sertão é finalista em prêmio nacional de gestão

Unidade estadual de ensino de Afogados da Ingazeira é única representante do Nordeste na competição



Da Redação do Portal +AB

com informações do PE360graus.com

A escola Estadual Tomé Francisco da Silva, em Lagoa de Cruz, distrito de Quixaba, no Sertão do Alto Pajeú, é uma das seis escolas brasileiras finalistas do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar – Ano Base 2008. A Unidade é a única representante da Região Nordeste na final,

O resultado será divulgado no dia 11 de novembro durante Seminário de Gestão Escolar realizado em Brasília com transmissão ao vivo do Canal Futura. O colégio pernambucano vai concorrer com as escolas Luíza Batista de Souza (Acre), Dr. Luiz Pinto de Almeida (Minas Gerais), Dom Bosco (Mato Grosso), Profª Ada Teixeira dos Santos Pereira (Mato Grosso do Sul) e Joca Costa (Tocantins).

O objetivo do prêmio é estimular e apoiar o desenvolvimento de uma cultura de auto-avaliação escolar, assim como incentivar o processo de melhoria contínua da escola.

A escola que conquistar o primeiro lugar recebe o prêmio de R$ 10 mil concedido pela Fundação Roberto Marinho e também o diploma Destaque Brasil. Os gestores recebem diploma Liderança em Gestão Escolar e viagem de intercâmbio no Brasil ou no exterior.

Na 10º edição, o Prêmio traz como novidade a escolha do Coordenador Estadual Destaque, que ganhará uma viagem de intercâmbio para os Estados Unidos, oferecida pela Embaixada Americana. O nome do vencedor será divulgado ainda neste mês de agosto.

Em edições anteriores, três escolas já conquistaram medalha de ouro: as Escolas Estaduais Jandira de Andrade Lima, de Limoeiro (ano base de 2002-2003), Severino Farias, em Surubim (2004) e Luiz Gonzaga Duarte, de Araripina (2005).

ESCOLA EXEMPLO

A Escola Tomé Francisco da Silva localiza-se no município de Quixaba, em um pequeno distrito de nome Lagoa da Cruz, região de difícil acesso e de economia baseada na agricultura, atendendo, sobretudo, alunos de zona rural. Quixaba está localizada próxima a cidade de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Alto Pajeú, distante 435 km da capital pernambucana.

A gestão da escola vem realizando ações que partem da analise das dificuldades existentes nos aspectos físicos, administrativo e pedagógicos e possibilidades de soluções são apontadas pelo colegiado escolar, pais, alunos e comunidade.

A nota da escola Tomé Francisco da Silva no Índice de Desenvolvimento da Educação Básic (Ideb), em 2008, foi 6.6 no ensino de 1ª a 4ª série - superando a média 3.4, proposta de pelo MEC para a rede estadual de Pernambuco. No Ensino Fundamental II (5ª a 8ª), a escola atingiu nota 4.4, também acima da média proposta, que é de 2.4. Essa foi a primeira avaliação da unidade de ensino.

A escola obteve também o melhor rendimento entre todas as unidades estaduais no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE), atingindo 100% da meta pactuada com a secretaria de Educação e as notas mais elevadas em todas as modalidades de ensino. A unidade é ainda referência no Estado em rendimento na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Ao longo dos anos vêm conquistando medalhas em todas as categorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário