terça-feira, 11 de maio de 2010

Desastres naturais é tema de exposição da Codecipe e do Espaço Ciência



“Corri da erupção de um vulcão e acabei num terremoto”. A declaração foi dada pelo estudante Felipe da Costa, de 13 anos, depois de passar pelos simuladores de desastres do Espaço Ciência, museu de ciências localizado entre o Recife e Olinda. Nos dias 04, 05 e 06 de maio, outros 2.500 estudantes tiveram a mesma oportunidade de vivenciar tais fenômenos e de serem informados sobre como prevenir os desastres naturais. Tudo isso graças à parceria firmada entre a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco – Codecipe e o Espaço Ciência.

De acordo com coordenador da Codecipe, tenente coronel Ivan Ramos, é preciso desmistificar alguns desastres, principalmente agora com a proximidade do inverno. “O objetivo é mostrar como os fenômenos acontecem e qual a contribuição que a população pode dar para preveni-los”, diz Ivan. Para isso, foi elaborada uma programação especial. No percurso, os estudantes que participaram das atividades puderam compreender a origem dos tremores de terra, tornados, a estiagem, os vulcões e a ocorrência de raios.

Quem visitou o museu também assistiu a uma mini-palestra da equipe de Defesa Civil sobre dicas de tratamento e disposição de lixo para evitar inundações, alagamentos e deslizamentos de barreira. A coordenadora pedagógica Fátima Santos frisou a importância da ação e saiu da palestra já com uma maneira de começar a prevenção dentro da escola. “Nós vamos fazer uma gincana e a partir de agora, com todos esses conhecimentos, ganha ponto quem mais contribui com a limpeza das salas e faz a correta coleta do lixo”, explica.

CARTILHAS – Para facilitar o aprendizado, técnicos da Codecipe distribuíram cartilhas para quem participou das atividades desenvolvidas no Espaço Ciência. Didática e bem ilustrada a cartilha “Conhecer para prevenir” leva ao público os principais conceitos sobre desastres, ameaça, vulnerabilidade e medidas preventivas. Com esse material aprender fica mais divertido porque o conhecimento é passado também através de jogos e brincadeiras.

Também foram entregues as cartilhas “Terremoto – saiba como agir e encare esta situação sem sustos” onde são esclarecidas as dúvidas sobre os abalos sísmicos, que nos últimos dias tem acontecido com maior freqüência no interior do Estado. Até agora, mais de 3500 exemplares foram distribuídos nos municípios de Alagoinha, Belém de Maria e Cupira onde foram sentidos os tremores mais recentes. As cartilhas estão disponíveis no site da Codecipe www.defesacivil.pe.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário