sábado, 30 de abril de 2011

Colgate e Operação Sorriso: Descubra um Sorriso, transforme uma vida



Parceria da Colgate com Operação Sorriso opera gratuitamente crianças com fissura labial

Há 10 anos, a Colgate, em parceria com a ONG Operação Sorriso, trabalha oferecendo cirurgias reconstrutivas gratuitas para crianças de baixa renda com fissura labial.

Calcula-se que mais de 200.000 crianças no mundo nascem, por ano, acometidas pela fissura sendo mais de 6.000 no Brasil, uma média de um caso em cada 650 nascidos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

As crianças com fissura labial apresentam severas dificuldades para se alimentar, falar, socializar-se e sorrir. Algumas delas são excluídas do contato social, acarretando graves problemas emocionais e de auto-estima.

Na maioria dos casos as famílias não têm condições de arcar com tratamento particular que envolve vários especialistas antes e depois do procedimento cirúrgico.

Tendo consciência da importância dessa mudança na vida das crianças, a Colgate apóia a Operação Sorriso. Sua contribuição contínua tem sido através da apoio financeiro e de produtos de cuidado bucal. Em 2011, a Colgate doará parte das venda de produtos  promocionais com o selo da campanha Operação Sorriso para a ONG. Além disso, a divulgação publicitária, em TV e revistas, convida a população a participar desta campanha e conhecer mais sobre esta causa através do site www.operacaosorriso.org.br.

Desde o início da parceria, mais de 3.500 crianças brasileiras foram beneficiadas com um novo sorriso. Este é o caso de Geruza, que aos 11anos foi operada no programa especial realizado em Fortaleza em 2010, em que foram realizadas cerca de 240 cirurgias.

A equipe de voluntários é formada por profissionais de diversas áreas, como cirurgiões plásticos, ortodontistas, psicólogos, pediatras, fonoaudiólogos e geneticistas, além de pessoas engajadas na campanha. A ONG também conta com o apoio de entidades governamentais.

Parceria Colgate e Operação Sorriso, juntas transformando vidas, um sorriso de cada vez.

Perguntas Frequentes

O que é Operação Sorriso?
A ONG Operação Sorriso do Brasil (OSB) é uma instituição privada, sem fins lucrativos que se dedica a transformar a vida de crianças e jovens brasileiros portadores de fissura labial. Desde 1982, a ONG tem oferecido cirurgias gratuitas para crianças em mais de 50 países, devolvendo a elas o sorriso e a esperança de um futuro melhor.

O que é fissura labial?
Fissura labial são aberturas em um ou nos dois lados no lábio, palato ou tecido mole da parte posterior da boca, que pode estar acompanhado por uma abertura nos ossos da mandíbula e/ou na gengiva superior. A fissura labial existe quando duas partes desta não se unem, deixando um buraco.

Qual é a causa da fissura labial?
São defeitos congênitos de uma etapa inicial do desenvolvimento do embrião. Os cientistas acreditam ser uma combinação de fatores, como: enfermidades maternas, uso de medicamentos ou desnutrição.

Que tipo de problemas a fissura labial causa na criança?
As consequências da fissura labial na vida de uma criança não são meramente estéticas. Crianças com estas deformidades podem sofrer de múltiplos problemas de saúde, incluindo problemas auditivos, infecções crônicas, má-nutrição, problemas na dentição e dificuldades no desenvolvimento da fala. Os efeitos emocionais dessas deformidades podem ser devastadores para a criança. Elas usualmente vivem escondidas e sua auto-estima é gravemente prejudicada. Os olhares e comentários das outras crianças, algumas vezes, resultam no abandono da escola nos estágios iniciais do desenvolvimento educacional.

O fissura labial pode ser reparados?
Para solucionar estes problemas, a criança e sua família devem trabalhar com uma equipe de especialistas integrada por um pediatra, cirurgião plástico, dentista, otorrinolaringologista, especialistas em patologias da linguagem e audição, geneticista e um psicólogo e/ou assistente social. A cirurgia oferece excelentes resultados.

Com que frequência aparece a fissura labial?
No Brasil existe cerca de uma criança com fissura labial para cada 650 nascidas.

Este problema pode ser evitado?
Pouco foi descoberto pelos cientistas até o momento. Segundo estudo recente, mães que tomam complexos multivitamínicos que contem ácido fólico antes da concepção e durante os dois primeiros meses de gestação podem reduzir a probabilidade de terem um filho com este problema. Outros estudos sugerem que altas doses de vitamina A pode desempenhar um importante papel em alguns defeitos congênitos, incluindo lábio fissurado e fenda palatina. (Mulheres não devem tomar mais de 5.000 unidades de vitamina A por dia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário