sábado, 30 de abril de 2011

Menos 19% homicídios no feriadão

O feriado da Semana Santa este ano foi marcado pela tranquilidade. Em todo o Estado, o total de ocorrências de homicídios foi inferior ao obtido no mesmo período do ano passado. De acordo com a Gerência de Análise Criminal e Estatística – GACE, da Secretaria de Defesa Social – SDS, este ano foram registrados 47 homicídios, entre os dias 22 a 24 de abril, sendo 11 a menos que o total registrado em 2010. A maioria dos crimes ocorreu em cidades da Região Metropolitana e apenas 11 foram praticados na Capital.
Para obtenção desse resultado a SDS contou com o empenho das polícias Civil e Militar, designadas principalmente para os pólos turísticos mais procurados nessa época do ano, como as cidades de Gravatá, Brejo da Madre de Deus e Distrito de Fazenda Nova, onde acontece o espetáculo da Paixão de Cristo.
A Polícia Civil montou um esquema com mais de 80 policiais, 50 deles realizaram plantão em Fazenda Nova, do dia 14 ao dia 24, último dia do feriadão. A população contou com unidades da Delegacia Móvel, instaladas em Fazenda Nova e em Gravatá, onde além do efetivo da Polícia Civil recebeu um efetivo de 445 homens da Polícia Militar.
De acordo com o Comando da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar – CIPM esse feriado foi mais tranquilo que nos anos anteriores, sobretudo em Gravatá. O mesmo confirmou a delegada Alessandra Brito, que participou da operação. “Este ano o número de ocorrências foi bem menor que no ano passado”, frisou.
O policiamento atuou através das equipes da Delegacia do Turista, Alcoolemia e Delegacia Móvel, além das unidades de plantão. Já a PM contou com policiais das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas – ROCAM, do Batalhão de Trânsito – BPTran, da Radiopatrulha; de equipes da Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área da Caatinga – CIOSAC, da Companhia Independente de Apoio ao Turista – CIATur e do Grupamento de Policiamento em Área de Alto Risco – GPAAR, todas as unidades sob o comando da 5º CIPM, que responde pela área.
Em Fazenda Nova, a Polícia Militar trabalhou para garantir a paz e segurança, através da Operação Semana Santa, comandada pela 3ª Companhia Independente – CIPM, que empregou diariamente cerca de 300 PMs de várias unidades da Capital, Interior e Especializadas. Segundo o major João Bosco de Souza, comandante da 3ª CIPM, a ação da PM na operação foi bastante eficaz. “Agimos de forma preventiva, atuando em todos os focos do evento, que teve somente duas ocorrências de menor potencial ofensivo durante os 10 dias de execução da Operação, “, informou.
Fonte: pactopelavida.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário