domingo, 31 de maio de 2009

Eduardo Campos e Jarbas Vasconcelos são favoritos à disputa para governador em 2010

Em pesquisa realizada entre os dias 16 e 19 de março de 2009 junto aos moradores do estado de Pernambuco com 16 anos ou mais, o Datafolha apresentou três cenários com candidatos ao cargo de governador do estado em 2010.
No primeiro deles, o atual governador Eduardo Campos, do PSB, lidera com 40% das citações, seguido do candidato do PMDB Jarbas Vasconcelos, que obtém 34%. Em terceiro lugar, distante dos dois primeiros, fica José Mendonça Filho (DEM) com 10%, seguido de Carlos Eduardo Cadoca (PSC), com 4%, Raul Jungmann, que obtém 2% das menções e Edilson Silva (PSOL), que chega a 1%. Votariam em branco ou anulariam 5%, enquanto 3% mostraram-se indecisos.
O atual governador de Pernambuco sai-se melhor nas cidades do interior (45%), entre os mais jovens (47%), entre os de escolaridade média (48%), além de entre os economicamente ativos (43%), e é preferido por 51% dos simpatizantes do PT. Por sua vez, seu principal concorrente neste cenário, Jarbas Vasconcelos atinge 39% na região metropolitana, incluindo a capital, 40% entre os mais velhos, 42% entre os que têm renda familiar entre cinco e dez salários mínimos, e 54% entre os simpatizantes de seu partido, o PMDB.
No segundo cenário, com inclusão do nome de João Paulo pelo PT, Eduardo Campos e Jarbas Vasconcelos se aproximam, com 34% e 31% das menções de voto, respectivamente. Na segunda posição empatam João Paulo, com 12%, e José Mendonça Filho, com 10%. Cadoca é apontado por 3%, Raul Jungmann por 2% e Edilson Silva novamente tem 1%. Mostram-se indecisos 3%, declaram voto nulo ou branco 4%.
Campos segue melhor novamente nas cidades do interior e entre os mais jovens (41% em cada estrato), os que fizeram o ensino médio (40%), e obtém taxas equivalentes entre os que simpatizam com o PT (39%) e com o PSDB (38%). Nesta situação, Jarbas Vasconcelos tem 36% das citações entre os pernambucanos das cidades metropolitanas (excluída a capital) e na faixa etária mais velha (60 anos ou mais), e praticamente o mesmo desempenho mostrado no primeiro cenário entre os simpatizantes do PMDB (53%).
Na terceira hipótese, em que não foi dada aos entrevistados a opção do atual governador Eduardo Campos, Jarbas Vasconcelos atinge 41% das preferências, distante do candidato petista João Paulo, citado por 21%. José Mendonça Filho, por sua vez, obtém 13%, seguido de Carlos Eduardo Cadoca com 5%, Raul Julgmann com 3%, e Edilson Silva, com 1%. Declararam voto em branco ou nulo 11%, e não souberam escolher 5%.
Nesta situação, Jarbas alcança 42% da preferência entre os que estudaram até o ensino médio, 41% entre os que têm renda familiar até dez salários mínimos, 45% entre os que têm de 25 a 34 anos de idade, e 63% entre os simpatizantes do PMDB. O segundo nome mais citado, João Paulo, sai-se melhor na região metropolitana e na capital (30%, contra 15% no interior), entre os mais escolarizados (30%) e entre os preferem o PT (40%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário