segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Obama diz a Dilma que pretende dar continuidade à cooperação

BRASÍLIA (Reuters) - A presidente eleita Dilma Rousseff recebeu um telefonema do mandatário norte-americano, Barack Obama, e de outras lideranças mundiais, para cumprimentá-la pela vitória nas eleições, informou na segunda-feira o assessor internacional licenciado da Presidência.
"O presidente Obama disse que quer continuar a cooperação com o Brasil em alguns temas muito sensíveis, como são os temas energéticos e também questões de política internacional", disse Marco Aurélio Garcia, que foi responsável pelo programa de governo da petista.
Os presidentes da França, Nicolas Sarkozy; do Uruguai, José Mujica; da Venezuela, Hugo Chávez; da Colômbia, Juan Manuel Santos; do México, Felipe Calderón; e do Chile, Sebastián Piñera, também cumprimentaram Dilma.
A mandatária argentina, Cristina Kirchner, e o presidente de El Salvador, Mauricio Funes, conversaram com Dilma na noite de domingo, depois da vitória no segundo turno da eleição disputada com José Serra (PSDB).
Segundo Garcia, todas as conversas foram rápidas, "talvez as mais longas tenham sido a do Obama e a do Sarkozy, desejando boa sorte e reiterando a disposição de uma cooperação muito forte".
Ele disse que Dilma recebeu convite de "praticamente" todos os líderes para que visitasse seus países, mas ela ponderou que devido ao prazo relativamente curto da transição de governo vai ser difícil cumprir com todas as viagens.
reuters(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Nenhum comentário:

Postar um comentário