segunda-feira, 5 de abril de 2010

México: pelo menos duas pessoas morrem após terremoto

Pelo menos duas pessoas morreram e outras 100 ficaram feriadas após o terremoto de 7,2 graus de magnitude na escala Richter que sacudiu o estado da Baixa Califórnia, norte do México, nesse domingo.
O diretor da Defesa Civil da Baixa Califórnia, Alfredo Escobedo, disse à Agência Efe que uma pessoa morreu esmagada por um muro no Vale de Mexicali caiu, a 18 km de onde foi o epicentro do tremor, e outro quando sua residência desabou. Os problemas com as linhas telefônicas e o corte na provisão de energia elétrica dificultaram a difusão de informação sobre os danos, sobretudo em Mexicali, cidade de 1,2 milhão de habitantes.
O funcionário também informou que o terremoto causou danos em um trecho da estrada que liga Tijuana a Mexicali e que por isso o trânsito foi interditado. Em Tijuana, "houve alguns danos menores, mas não há ninguém ferido", disse Escobedo.
As linhas telefônicas e o serviço de abastecimento de água voltaram a funcionar aos poucos, depois de terem sido interrompidos pelo tremor.
Uma fonte disse à agência Efe que depois do terremoto de 7,2 graus ocorrido às 17h40 (20h40 de Brasília) aconteceram 20 réplicas na região, que inclui desde o sul da Califórnia nos Estados Unidos até o vizinho estado de Sonora (México). O Serviço Sismológico Nacional e o Serviço Geológico dos Estados Unidos informaram inicialmente que a magnitude do tremor tinha sido de 6,9 graus, mas mais tarde corrigiram e disseram que tinha sido de 7,2 graus na escala aberta de Richter.
Na cidade de Tijuana (Baixa Califórnia), Antonio Rosquillas, titular de Defesa Civil, disse que não há notícias de perdas materiais nem humanas nessa localidade fronteiriça com os EUA. O secretário de Segurança Pública de Tijuana, Julián Leyzaola Pérez, disse que só foram reportadas fissuras em alguns prédios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário