quinta-feira, 15 de abril de 2010

MINISTÉRIO DA CULTURA LANÇA PRÊMIO PARA PROJETOS DE CORDEL

Para quem valoriza a cultura popular vem ai uma boa ação do Ministerio da Cultura: Poetas, editores, produtores e pesquisadores que atuam com as culturas populares agora têm um prêmio de incentivo a suas produções. O Ministério da Cultura lançou o Edital Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010 - Edição Patativa do Assaré.
A premiação irá selecionar 200 iniciativas culturais vinculadas à criação e produção, pesquisa, formação e difusão da Literatura de Cordel e outras linguagens , como xilogravura, repente,  embolada e coco. O orçamento é de R$ 3 milhões, distribuídos entre as iniciativas contempladas. É a primeira ação de incentivo ao segmento desde a regulamentação da profissão, que aconteceu em janeiro.
São José do Egito tem um projeto do Instituto Credipajeu de fomento cultural intitulado Fábrica de Poesia, onde os alunos aprendem a fazer poesia e a declamar, com responsabilidade de  Nene Patriota. Em Afogados da Ingazeira este projeto será também abraçado sob responsabilidade de Alexandre Morais. As inscrições do Projeto de Literatura de Cordel do Ministério da Cultura vão até o dia 26 de abril de 2010. As iniciativas deverão ser inscritas no prêmio.
Informações: www.cultura.gov.br e Marcelo Patriota.

Por Nill Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário