sábado, 19 de junho de 2010

Nova emergência clínica do HR esvazia corredores

A inauguração de uma emergência clínica no Hospital da Restauração, no último dia 6, está desafogando sensivelmente a antiga emergência geral, hoje destinada aos pacientes vítimas de violência e acidentados de trânsito. Em toda a manhã desta terça-feira (15), não havia pacientes nos corredores, uma cena comum devido à enorme demanda atendida no hospital.
“Esse vazio nos corredores ocorreu devido a uma distribuição equilibrada dos pacientes da emergência geral, ao longo dos dias. Os pacientes que evoluíram bem, ou seja, que já não eram do perfil de alta complexidade da emergência geral, foram melhor acomodados na unidade clínica e nas enfermarias, com qualidade de atendimento”, explica o diretor-médico do HR, Hélder Correa.
Na nova emergência clínica há 90 leitos e estão sendo atendidos, neste momento, 108 pacientes. Na emergência traumatológica, com 90 leitos, há 120 pacientes. “Embora a quantidade exceda um pouco a capacidade, todos estão dentro de enfermarias, acomodados com melhor qualidade, fora dos corredores”, diz Correa.
Ele avalia que, embora ao longo dos dias a demanda possa aumentar bastante, devido aos acidentes em épocas festivas (Copa e São João), a nova estrutura da Restauração, com maior capacidade de assistência e resolutividade dos casos mais simples, fará com que dificilmente se enfrente novamente situações com as anteriores à inauguração da emergência clínica.
“Mesmo com maior tranquilidade, é fundamental que a população continue procurando as policlínicas, UPAs e a rede de atenção básica. O HR deve permanecer focado no acidentado grave, no paciente neurológico, com hemorragias digestivas, intoxicação e queimaduras graves”, enumera o diretor-médico.
Fonte: www.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário