segunda-feira, 16 de novembro de 2009

AUGUSTO MARTINS: “O POVO É SOBERANO”

O vice-prefeito Augusto Martins em entrevista exclusiva ao Jornal Correio de Notícias fala sobre as obras em andamento na cidade, seu papel na gestão como vice-prefeito, sobre as eleições 2010, a importância do IFPE para Afogados e região e a sucessão de Totonho em 2012. 
Correio de Notícias: Augusto qual o segredo para o grande número de obras que a Frente Popular tem conquistado para Afogados da Ingazeira ?
Augusto Martins: A grande conquista dessas obras da Frente Popular de Afogados da Ingazeira, tem sido na verdade a vontade e a disposição do Governo Municipal em buscar esses projetos, andar atrás de recursos, o prefeito Totonho tem sido um grande captador de recursos a nível Federal, também aproveitando esse momento em que nós temos esse alinhamento político com o governo Federal o governo do presidente Lula, o governo Estadual do governador Eduardo Campos e o governo municipal comandado pela Frente Popular de Afogados da Ingazeira através do prefeito Totonho e do vice Augusto Martins, então esse alinhamento político tem proporcionado essa conquista de várias obras estruturadoras para Afogados da Ingazeira, bem como a disposição do chefe do executivo em estar se articulando e elaborando projetos e indo atrás de recursos deixando o vice-prefeito em seu lugar tomando conta da cidade e administrando o município com muita tranqüilidade.

Correio de Notícias: você estar em seu segundo mandato como vice-prefeito e foi eleito 3 vezes vereador em Afogados, com essa experiência o que Augusto ainda pode acrescentar na política em Afogados da Ingazeira?
Augusto Martins: Eu tenho uma experiência que tem sido muito rica tanto no legislativo quando passei na Câmara de Vereadores como vereador por 3 vezes, tendo sempre votações crescentes, nas minhas três eleições todas votações sempre foram crescendo de uma pra outra a última foi com 1.042 votos, duas de vice-prefeito. Fui presidente da Câmara, de forma inovadora quando os recursos da Câmara ainda eram muito escassos era um repasse pequeno no biênio 1999/2000 fizemos uma inovação na Câmara com as primeiras reformas daquela casa e também um projeto que até hoje está na memória da população que foi o Programa CAMARA NOS BAIRROS E POLOS RURAIS que iniciava assim uma discussão sobre o que seria o Orçamento Participativo, então essa experiência, essa bagagem acumulada de ter esses mandatos e ter assumido a Prefeitura no Primeiro governo por 100 dias quando da cirurgia do prefeito Totonho Valadares, me credenciam a ser uma opção para nossa população, como uma pessoa que almeja cada vez mais contribuir a com a sua cidade, eu sou filho natural de Afogados da Ingazeira e tenho essa vocação de estar contribuindo na política do nosso município, então Augusto Martins tem muito a oferecer a nossa população, agora evidentemente qualquer projeto político passa pela aprovação popular ,o povo é soberano em suas escolhas..

Correio de Notícias: Em 2010 teremos eleições para Presidente, Governador, Senador e Deputados Federal e Estadual, como Augusto vê o cenário atualmente?
Augusto Martins: Vejo o cenário atual com uma grande perspectiva de vitória das Forças Populares do movimento de centro esquerda, mesmo com todas essas trocas de partidos, trocas de legendas de mudanças muitas vezes de políticos que estão em uma determinada legenda e passam para outra e esse cenário a nível nacional muda, como mudou agora a ministra Marina Silva que era do PT e foi para o PV, mas com toda essa aglutinação das forças políticas a nível nacional, a nível estadual também eu vejo uma grande perspectiva de vitória dessas forças e nós estamos coesos em nossa linha tanto a nível Nacional como a nível Estadual e coesos também com o prefeito Totonho, onde devemos apoiar os candidatos que o prefeito estiver apoiando, eu digo que meus candidatos são os candidatos do prefeito Totonho e acredito que um dos meus é dele também que é o Armando Monteiro que é do meu partido é pré-candidato a Senador e eu estou com Armando, seja a Senador, seja a Deputado Federal estarei com Armando Monteiro e além dele dependendo do cenário se ele for para o Senado estarei com o candidato Gonzaga Patriota que é um dos nomes certos do prefeito Totonho, com Eduardo Campos e a nivel de Deputado Estadual ainda não existe definição
Correio de Notícias: O IFPE (antigo CEFET), será a grande de obra de Afogados para o futuro próximo, qual a expectativa de Augusto para o desenvolvimento do município nos próximos anos?
Augusto Martins: Esta obra do IFPE o antigo CEFET é uma das maiores obras da região do pajeú eu diria que não somente Afogados da Ingazeira como a cidade que está sediando será beneficiada, mas todos os municípios em torno de Afogados da Ingazeira também, porque a educação é tudo, educação é capaz de revolucionar e somente através da educação é que nós alcançaremos grandes resultados e o Instituto Federal de Ciências e Tecnologias de Pernambuco vem com essa proposta, com três cursos técnicos (Agroindústria, eletroeletrônica e saneamento ambiental), e futuramente com um quarto curso a nível de ensino superior e mais uma especialização no EJA que é a Educação de Jovens e Adultos, então vamos ter aí varias turmas formadas através de seleção e concurso público para preenchimento de vagas tanto a nível de professor como a nível administrativo, vamos movimentar Afogados da Ingazeira e a região com essa grande obra de cunho educacional, então pra mim mesmo com todas as obras estruturadoras de Afogados da Ingazeira, esse Instituto é o grande marco desse segundo governo da Frente Popular e eu estou totalmente envolvido porque ao tempo que está sendo construída a estrutura Física da Escola, nós estamos cuidando da parte pedagógica dos cursos, essa articulação política com as Instituições de Ensino a Faculdade de Formação de Professores de Afogados, a GRE, os segmentos produtivos, o Pólo Moveleiro, o Frango da Terra, a parte de Agroindústria o campo com as vocações produtivas, os arranjos produtivos regionais, então estou totalmente envolvido cuidando dessa parte como vice-prefeito, juntamente com o Diretor do Campus de Afogados da Ingazeira o Professor Marcos Maciel,esta realização vai mudar a face de Afogados e da região do pajeú..

Correio de Notícias: O dia a dia como vice-prefeito, como tem sido neste segundo mandato junto ao prefeito Totonho Valadares?
Augusto Martins: Nosso dia a dia como vice-prefeito tem sido de muito trabalho repetindo como foi na gestão anterior a confiança e o respeito mútuo, estamos nos ocupando no dia a dia com várias atividades como a questão das casas populares, a questão do Instituto Federal de Pernambuco, o relacionamento com a sociedade civil, recentemente estive Coordenando a Comissão do Plano Pluri Anual(PPA Afogados da Gente), e muitas outras missões que o prefeito tem confiado a nossa pessoa, recentemente também estive participando do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pajeú, onde somos membros deste Comitê, o Conselho de Usuários da Barragem de Brotas e além disso acumulo a função de Coordenador do COMDRUR que é um grande Conselho é o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Urbano, , então tem sido assim um dia a dia de muito trabalho, , praticamente tenho uma atuação em todas as áreas do governo e além disso essa rotina social de estar participando dos eventos, seja do governo municipal, seja do governo estadual, mim integrando a sociedade de Afogados da Ingazeira, o grande objetivo é este, é o desenvolvimento de nossa gente , pelo qual já vinha lutando até mesmo quando não tinha mandato há vinte anos atrás quando iniciamos várias lutas, mesmo sem mandato, mas foram lutas que vieram de forma concreta com várias conquistas para Afogados da Ingazeira, então eu diria que o meu dia a dia, como vice-prefeito é um dia a dia de muito trabalho, até mesmo porque também inovei, nunca um vice-prefeito tinha tido um gabinete, geralmente os vices ou não participavam da administração, ou eram convocados para serem secretários municipais, então nós inovamos, com uma participação direta no governo tendo um gabinete, um local de trabalho para contribuir com a administração pública do município,lutando pelo bem coletivo e não pelo bem pessoal.

Correio de Notícias: O que o povo comenta é que Augusto Martins ou Patriota será o nome da Frente Popular a sucessão de Totonho em 2012, o que Augusto tem a dizer sobre o assunto?
Augusto Martins? O que eu tenho a dizer é como já comentei anteriormente, o povo é soberano, sempre fui ,e sou um dos construtores dessa frente desde 1982 quando a Frente não estava constituída ainda ,só existia o movimento de esquerda em Afogados com Marcos Freire, com o meu pai Gastão Cerquinha e com outros militantes, e várias outras lideranças , eu venho desse tempo em 1982 foi minha primeira participação em uma eleição, eu um jovem com 18 anos e de lá pra cá eu nunca fugi dessa linha e sou um dos construtores da Frente Popular, , nós temos uma história, nós temos um trabalho, nós temos experiência tanto no poder legislativo como no poder executivo, a população tem citado meu nome constantemente, e nós respeitamos todos. Tem tempo pra gente discutir este tema é muito cedo a gente não pode se precipitar, no momento certo vamos tratar das eleições 2012 com muita tranqüilidade, a gente vai discutir isto de forma legal para que possamos ter assim a continuidade de uma gestão ligada as Forças Populares de Afogados da Ingazeira,o PrefeitoTotonho, deverá conduzir com sabedoria a sua sucessão,junto aos partidos ,as lideranças políticas e principalmente ouvindo a voz do povo,não passa em minha cabeça ser candidato de todo jeito,tudo tem seu tempo e sua hora,o futuro a DEUS pertence.

Nenhum comentário:

Postar um comentário