domingo, 8 de novembro de 2009

SECRETARIA DE SAÚDE E X GERES LANÇAM CAMPANHA DE ENFRENTAMENTO DA HANSENÍASE

SECRETARIA DE SAÚDE E X GERES LANÇAM CAMPANHA DE ENFRENTAMENTO DA HANSENÍASE

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) lançou, no último dia 19 uma campanha de enfrentamento da hanseníase no Estado. Uma série de atividades serão desenvolvidas pelos técnicos da SES com o objetivo de disseminar entre a população pernambucana informações sobre a doença e, assim, promover o diagnóstico precoce, prevenir incapacidades e contribuir para a redução da transmissão.
A campanha foi lançada, no Hotel Canarius, em Boa Viagem, durante evento que contou com a presença do vice-governador do Estado e secretário de saúde, João Lyra Neto. Na ocasião, estiveram reunidos representantes da Secretaria de Educação do Estado, os titulares das 17 Gerências Regionais de Educação (GRE's), a exemplo do Gerente da X Geres, Dr Maurício Valadares e coordenadores do Programa de Prevenção à Hanseníase das 11 Gerências Regionais de Saúde (Geres).
O encontro será apresentou e discutiu entre as regionais de educação e saúde o projeto de integração entre a SES e Secretaria de Educação, que vai promover uma série de ações conjuntas direcionadas para o controle da hanseníase em crianças e adolescentes. Estima-se que dos 294 casos de hanseníase em menores de 15 anos registrados no ano passado, 11% já apresentaram sequelas da doença. Nesse ano, dos 188 casos, 12,8% possuem problemas irreparáveis.
Segundo a gerente de Controle das Doenças Transmitidas por Micobactérias, Zuleide Wanderley, a proposta do projeto é alcançar essa faixa etária, que tem apresentado números preocupantes de incidência da doença. Dos 2.826 novos casos registrados no ano passado, 294 dizem respeito a pessoas com idade abaixo de 15 anos. Nesse ano, até agora, foram registrados 1.893 novos casos de hanseníase, sendo 188 referentes a pessoas menores de 15 anos.
“O projeto prevê a inserção do tema nas salas de aulas, nas atividades escolares. Para isso, professores serão capacitados, alunos serão transformados em agentes multiplicadores. Os profissionais das escolas estarão, ainda, aptos a identificar casos e encaminhá-los para as unidades de saúde”, explicou. As ações não serão realizadas apenas durante o período da campanha,mas  terão caráter permanente.
De acordo com a coordenadora Estadual do Programa de Prevenção da Hanseníase, Rejane Almeida, além das ações integradas entre a Saúde e Educação, a SES também está firmando parcerias com outras instituições. “Estamos desenvolvendo um trabalho conjunto com a Pastoral da Saúde da Igreja Católica, com palestras em várias paróquias do Estado, Congregação Batista e outros credos religiosos. Contamos ainda com o apoio do Exército durante as ações de pré-campanha”, disse.
Rejane explicou que a parceria com os setores religiosos são de grande importância para a disseminação da informação, já que os lideres religiosos possuem forte influência dentro da comunidade religiosa. “Além disso, missas, cultos e reuniões costumam agrupar um grande número de fiéis, com isso temos a oportunidade de levar informação, ao mesmo tempo, para várias pessoas”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário