domingo, 8 de novembro de 2009

PROGRAMA TRAVESSIA FORMA 35 MIL ALUNOS NO ENSINO MÉDIO

Cerimônia, realizada no Centro de Convenções, contará com show de Lenine e apresentação dos atores Caio Blat e Ísis Valverde


No dia 8 de novembro, às 16h, o Governo do Estado de Pernambuco comemora a formatura de 35 mil estudantes do Programa Travessia. A cerimônia, que acontece no pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco, terá como apresentadores os atores Caio Blat e Ísis Valverde e show do cantor pernambucano Lenine.

Essa será a segunda formatura do Programa, que contará com a presença de 12 mil estudantes que representam os 35 mil formandos das 17 regionais do Estado de Pernambuco. 

Estarão presentes na cerimônia o governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos; o secretário estadual de Educação, Danilo Cabral; o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, e o secretário-geral da instituição, Hugo Barreto.

O Programa Travessia é uma iniciativa do governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Em 2007, o programa formou 12.300 estudantes. Nesta formatura são 35 mil estudantes que concluem seu ensino médio. A expectativa para 2010 é de que mais de 83 mil alunos concluam sua escolaridade básica.

O Programa Travessia visa a mudar o quadro da educação pública no estado de Pernambuco, no que diz respeito à conclusão do ensino médio entre os jovens de 17 a 20 anos de idade. Antes de ser adotado como política pública, a defasagem idade-série nesse segmento era de 70%. Hoje, além de reduzir essa distorção, o Programa está incluindo milhares de jovens no contexto escolar, social e profissional, o que representa uma melhoria significativa para a vida dessas pessoas e para a economia do estado. O Travessia, aliado a um conjunto de políticas de correção de fluxo, vem reestruturando a rede pública de ensino nos 185 municípios pernambucanos. Atualmente, o Programa está presente em mais de 600 escolas da rede pública, em 2.189 salas de aula das 17 regionais do Estado de Pernambuco.

Aprendizagem diferenciada

Segundo estudo realizado este ano pela Fundação Getúlio Vargas, a falta de interesse pelas aulas (40,3%) e a necessidade de trabalho e geração de renda (27,1%) estão entre as principais causas da defasagem, que tem como consequência a evasão escolar. Após sucessivas repetências, muitos estudantes, desestimulados, acabam desistindo de estudar.

Para mudar esse quadro, o Programa Travessia, que adota a metodologia do Telecurso®, propõe uma aprendizagem significativa, contextualizada e autônoma, por meio de uma prática colaborativa. Seu currículo valoriza a cultura nacional e local, trazendo a vida para dentro da sala de aula, estimulando a criatividade e a participação social num mundo em constate transformação.

Nas reflexões de muitos teóricos na área de educação, é este o caminho: valorizar a experiência de cada estudante, oferecer uma diversidade de vivências pedagógicas com o uso das linguagens artísticas e estimular o domínio das mais variadas tecnologias a serviço da aprendizagem.

Na metodologia do Telecurso®, o papel do professor é fundamental. É dele a função de criar as condições favoráveis à construção de uma aprendizagem com sentido que faça do ato de aprender um ato de prazer. Para isso, ele também recebe uma formação continuada na metodologia do Telecurso® com o apoio de materiais pedagógicos concebidos, especialmente para esse processo, pelos melhores núcleos de excelência da academia brasileira.
A mudança promovida nas vidas dos milhares de estudantes e suas famílias que estarão presentes nessa celebração é fruto da força de vontade dos professores, refletida no empenho e compromisso demonstrados durante todo o percurso do programa. Aliado a isso, estão a persistência e a garra dos alunos pernambucanos da escola pública.
História

O Telecurso® é uma iniciativa conjunta da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e da Fundação Roberto Marinho. O programa utiliza uma metodologia de ensino apropriada à aceleração escolar e reconhecida pelo MEC. Com aulas presenciais e a distância, o Telecurso® utiliza um material de apoio elaborado especialmente para o programa, por alguns dos mais experientes educadores, mestres e doutores, das principais universidades brasileiras. 

Uma equipe da Fundação Roberto Marinho e da Secretaria Estadual da Educação acompanha sistematicamente o trabalho realizado nas salas de aula, com visitas frequentes e avaliações de desempenho. Várias atividades pedagógicas são desenvolvidas dentro de um currículo que contempla o cotidiano, a cultura e o meio ambiente. Saberes que são consolidados a partir da vivência de projetos pedagógicos onde, o fazer da sala de aula convive com a comunidade e seus principais desafios, favorecendo uma aprendizagem significativa e de qualidade.


2ª Formatura do Programa Travessia

Local: Pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco
Data: 8 de novembro de 2009  
Horário: 16h 
Atração musical: Lenine

Nenhum comentário:

Postar um comentário