domingo, 17 de outubro de 2010

BLOG TABIRA HOJE

BLOG TABIRA HOJE

A notícia na hora certa!

FORTALECIDOS DEPOIS DO PLEITO
Os partidos PT e PMDB saíram vitoriosos nas urnas em Tabira. O primeiro, composto por nomes como: Carlos Véras, presidente da CUT; Aristides Santos, ex-vice-prefeito de Tabira; lideranças sindicais e comunitárias; apoiaram para deputado estadual Manoel Santos, que obteve a expressiva votação de 748 votos. Já o segundo, renasceu das cinzas, tendo como presidente o jovem Flávio Marques, ainda na ala de frente os ex-secretários municipais Aparecida Viana, Cristóvão Augusto e Silvia Nascimento, contando também com o apoio de amigos e militantes, conseguiram 671 votos para a candidata a deputada estadual Giza Simões.
Outros partidos como PDT, representado por o ex-presidente da Câmara, Marcílio Pires; Cícero de Jaíde; ex-secretário Quinca e o ex-vereador João José apoiaram a candidatura de Ângelo Ferreira e Ana Arraes, Estadual e Federal respectivamente, obtendo 528 votos e 605 votos. O grupo dos empresários composto pelo médico Eduardo Jerônimo, Pedro Bezerra, Érico Amorim e James Dion ficaram com Zé Marcos, dando uma votação de 517 votos.



MASSACRE ELEITORAL
Somando a quantidade dos votos que os candidatos a deputado estadual apoiados por Josete, Marcílio, Flávio Marques e Sebastião Dias tiveram, ainda não bateria o deputado apoiado pelo prefeito Dinca Brandino, Pedro Eurico; assim como toda a votação dos federais da oposição também não chegariam aos números de votos conquistados para Fernando Filho.
O PT de Tabira, que se isolou politicamente e que de qualquer forma tem uma grande abrangência política e social, também não ancorou neste último páreo. A votação para estadual e federal somou um total de 1.563 votos. Dilma Rousseff candidata do presidente Lula, com larga vantagem no Nordeste, teve a votação expressiva em Tabira, não pelo PT local, mas pelo populismo do presidente e pela febre sedentária do Programa Bolsa Família que o Governo Federal expandiu nas classes de baixa renda do país.
Na tentativa para a formação de outro grupo político em Tabira encabeçado por Mano, Ricardo Ferreira, Maria do Carmo, Genedí e Tadeu Sampaio, não teve uma votação suficientemente expressiva para o deputado federal Bruno Rodrigues. Mano, Tadeu e Genedí continuaram com o estadual apresentado por Josete, enquanto Ricardo e Maria do Carmo foram de João Fernando Coutinho.
A grande maioria dos eleitores tabirenses optou pela recondução de Eduardo Campos ao Palácio do Campo das Princesas. O governador-candidato teve 8.396 ante 3.216 de Jarbas Vasconcelos. A diferença era esperada, uma vez que o candidato de Frente Popular obtinha uma larga vantagem nas pesquisas, principalmente no Pajeú, reduto eleitoral herdado do avô Miguel Arraes.
Os senadores tiveram a sorte de sentar na garupa de Eduardo Campos e serem eleitos com expressiva votação. Mesmo sem um conhecimento prévio da trajetória desses políticos, tirando Humberto Costa personagem da Máfia dos Vampiros, os senadores do governador estouraram as urnas em Tabira e em todo o estado.
Fechando o ciclo das eleições 2010, Dinca Brandino consolida-se como o principal líder político de Tabira. Sem o apoio dos seus três vereadores mais votados: Maria do Carmo com João Fernando Coutinho para estadual e Bruno Rodrigues para federal; Sebastião Ribeiro e Zé de Bira com Sílvio Costa Filho e Fernando Filho; o prefeito ainda superou o número de votos para Pedro Eurico e Fernando Filho.
Em suma, se a oposição esperava a vitória nestas eleições para se fortalecer em 2012, só um milagre e um novo messias na política tabirense para reverter o quadro. Enquanto isso o prefeito continua blindado e fortalecido para a próxima.
Pelo visto o eleitorado de Tabira está mudando de perfil e adotando a prática do bate que eu gosto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário