domingo, 17 de outubro de 2010

UM SÉCULO DE MAGIA, MISTÉRIO, DRAMA E ROMANCE

CANTINHO LITERÁRIO
Por: Antonio dos Anjos
Presidente da Academia Afogadense de Letras AAL







UM SÉCULO DE MAGIA, MISTÉRIO, DRAMA E ROMANCE

Quanto tempo pode sobreviver um livro (obra literária)? O livro é imortal? O livro é insubstituível? Saõ perguntas que muitas não encontramos as respostas que desejamos. Mas se fizermos uma detalhada reflexão constatamos a imortalidade das obras literárias. Inúmeras delas completam um século de existência, talvez o autro quando a criou não tenha imagiunado o tamanho da proporção que ela pudesse um dia alcançar. Se eu fosse falar das Obrras imortais seriam necessárias centas de folhas para descrever todas as elas e com certeza não conseguiria citar todas. Porém, caros leitores, peço licença para destacar uma das Obras mais belíssimas da Literatura UniversaL (talvez poucos a conheçam como livro, mas milhões a conhecem como filme e/ou peça de teatro), falo humildemente de Le Fantôme de l'Opéra (O fantasma da ópera em português), um romance francês escrito por Gaston Leroux, publicado pela primeira vez em 1910 (100 anos de existência), desde então foi adaptado inúmeras vezes para o cinema e atuações de teatro, atingindo o seu auge ao ser adaptada para a Broadway, por Andrew Lloyd Webber, Charles Hart e Richard Stilgoe. O espectáculo bateu o recorde de permanência na Broadway (superando Cats), e continua em palco até hoje desde a estreia em 1986. É o musical mais visto, mais 100 milhões de pessoas já assistiram ao espetáculo, seja nas telas dos cinemas e/ou nos palcas dos teatros.

O Fantasma da Ópera foi inúmeras vezes traduzido para o português do Brasil, sendo que as versões mais difundidas são das editoras Ediouro e Ática. A preferência por essas versões devem-se à maior fidelidade à história originalmente criada por Gaston Leroux. Em Portugal, "O Fantasma da Ópera" foi traduzido e publicado pela editora Bico de Pena.

O fantasma da ópera é considerada por muitos uma obra gótica, por combinar romance, horror, ficção, mistério e tragédia.

Na obra original de Leroux, a ação desenvolve-se no século XIX, na Ópera de Paris, um monumental e luxuoso edifício, construído entre 1857 e 1874, sobre um enorme lençol de água subterrâneo. Os empregados afirmam que a ópera se encontra assombrada por um misterioso fantasma, que causa uma variedade de acidentes. O fantasma chantageia os dois administradores da Ópera, exigindo que continuem lhe pagando um salário de 20 mil francos mensais e que lhe reservem o camarote número cinco em todas as atuações.

Entretanto, a jovem inexperiente bailarina (e mais tarde cantora) Christine Daaé, acreditando ser guiada por um "Anjo da Música", supostamente enviado pelo seu pai após a sua morte, consegue subitamente alguma proeminência nos palcos da ópera quando é confrontada a substituir Carlotta, a arrogante Diva do espectáculo. Christine conquista os corações da audiência na sua primeira atuação, incluindo o do seu amor de infância e patrocinador do teatro, Visconde Raoul de Chagny.

Erik, o Fantasma, não gosta da relação entre Christine e Raoul e a leva ao seu "mundo" subterrâneo que Christine considera um lugar frio e sombrio, onde ela percebe que o seu "Anjo da Música" é na verdade o Fantasma que aterroriza a ópera. Christine descobre também que o Fantasma é fisicamente deformado na face, razão pela qual usa uma máscara para esconder a sua deformidade. Vendo a verdadeira imagem de Erik, ela entra em choque, e Erik decide prendê-la no seu mundo, dizendo que somente a deixará partir se ela prometer não amar ninguém além dele e voltar por vontade própria.

Christine enfrenta uma luta interna entre o seu amor por Raoul e a sua fascinação pelo gênio da personagem do Fantasma, e decide se casar com Raoul em segredo e fugir de Paris e do alcance do Fantasma. No entanto, o seu plano é descoberto e, durante uma atuação da Ópera Fausto de Charles Gounod, Christine é raptada do palco e levada para os labirintos embaixo da Ópera.

Quando Erik retorna para Christine, ela o está esperando como uma verdadeira noiva; ele então se atreve a dar-lhe um beijo na testa, o qual ela aceita sem rejeitá-lo ou demonstrar horror. Esse ato simples trouxe uma alegria imensa a Erik, que pela primeira vez na vida foi tratado como uma pessoa comum. Os dois começam a chorar e Erik diz a Christine que ela pode ir embora e se casar com Raoul, o homem que ela ama, e que ele, Erik, não passava de um cachorro aos seus pés, pronto para morrer por ela. A única coisa que ele pede é que, quando morrer, ela o enterre junto com o anel que lhe havia dado. Christine e Raoul vão embora e nunca mais são vistos. Erik morre três semanas depois. O anúncio de sua morte foi feito pelo Persa em um jornal. Anos mais tarde, um esqueleto é encontrado nos subterrâneos da ópera e, junto ao esqueleto, havia um anel de ouro, o mesmo que Erik havia dado a Christine, indicando que ela cumpriu sua promessa.

Caros leitores e amantes do meu trabalho, quem já leu releia e quem ainda não leu procure ler esta magnifíca Obra Literária do imortal Gaston Leroux. Boa leitura.

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